Foi realizado no último dia 30 de novembro, o Evento “Diálogo Público sobre Segurança Humana”, em Petrópolis/RJ.

Nesse encontro, foi lançado pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro – MPRJ o PROJETO MORTE ZERO em Petrópolis/RJ, com objetivo de sensibilizar e mobilizar a sociedade para ações de prevenção, proteção e atendimento às comunidades serranas que no período das chuvas de verão vivem sob os riscos de desastres naturais.

O encontro foi realizado no Museu Imperial e contou com a participação de representantes do Ministério Público Fluminense, líderes comunitários, pesquisadores e professores universitários, servidores que atuam diretamente na prefeitura da cidade serrana e a diretoria do Hospital Alcides Carneiro, além de técnicos da Defesa Civil e do Inea (Instituto Estadual do Ambiente).

O evento também contou com a participação de Vanessa Katz, Promotora de Justiça da 2ª Promotoria de Tutela Coletiva do Núcleo de Petrópolis, Paulo Renato Vaz, Secretário de Defesa Civil de Petrópolis, Vania Rocha, pesquisadora da Fiocruz e Michelle Sampaio coordenadora do Laboratório de Ações Sustentáveis da UniRio.

O PROJETO MORTE ZERO foi lançado em 2014 em função do histórico de deslizamentos e mortes durante o período de chuvas de verão e atende municípios como Angra dos Reis, Nova Iguaçu, São João de Meriti, Teresópolis e Silva Jardim.

Para a Procuradora de Justiça Denise Tarin coordenadora do projeto a participação e o compromisso de todos os presentes permitiu a organização de novas propostas e a criação de um grupo de trabalho multidisciplinar para estabelecer prioridades e ações na proteção comunitária das áreas mais vulneráveis.

O ILAES é parceiro no desenvolvimento e divulgação dos Diálogos Públicos sobre Segurança Humana e do Projeto Morte Zero realizados pelo MPRJ sob a iniciativa e Coordenação da Procuradora de Justiça Denise Tarin.