O ILAES participou no dia 27/06, do “III Diálogo Institucional sobre Segurança Humana” com o tema “Segurança pública no contexto da segurança humana” realizado pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ).

O evento contou com as presenças do Procurador-geral de Justiça, Eduardo Gussem, do presidente da Associação do MPRJ (Amperj), Procurador de Justiça Ertulei Laureano e do Procurador de Justiça aposentado Antonio Carlos Biscaia, além de outros membros da instituição e de representantes de órgãos públicos e da sociedade civil.

Na abertura, o Procurador-geral de Justiça ressaltou a importância do diálogo interinstitucional para a resolução das questões relacionadas à segurança humana. “Este é um painel muito importante de discussões porque promovemos a abertura de portas, a quebra de barreiras, para discutir um tema tão caro ao MPRJ. É importante ressaltar que, desde que a Constituição de 1988 foi promulgada, o Ministério Público ganhou um novo formato, saindo de um modelo de atuação com foco em processos e passando, gradativamente, a ter uma ação cada vez mais resolutiva, dialogada, participativa e integrada”, afirmou o Procurador-geral Eduardo Gussem.

Para a Procuradora de Justiça Denise Tarin, coordenadora e mediadora do diálogo, a construção desse espaço democrático e participativo, possibilita o desenvolvimento de novas propostas de atuação ‘’Estamos nessa tentativa de conseguir, mesmo estando em instituições que em muitas oportunidades entram em conflito, promover um diálogo para evoluir e quem sabe trazer uma nova oportunidade de se enxergar o Estado do Rio de Janeiro diferente do que estamos vivenciando’’.

A Diretora presidente do ILAES, Rachel Machado, e o presidente do SINDIPOL/DF, Flávio Werneck, destacaram o importante papel do Ministério Público na realização de diálogos abertos e propositivos entre diferentes instituições e a sociedade civil que ampliem a participação do estado no debate e a aplicação do conceito Segurança Humana.