O Dossiê Educação Interdisciplinar partiu do princípio de que a educação precisa ser entendida e estudada a partir do viés interdisciplinar, em outras linhas, de profissionais e pesquisadores de áreas que não se destinam somente à educação, como é o caso da psicologia, do direito, da antropologia, da medicina e demais campos do conhecimento.
Nesse sentido, para que o ambiente escolar seja considerado como seguro e propício para a evolução do cidadão faz-se necessário (re) pensar os mecanismos. Em outros termos, desde a formulação de políticas públicas sociais, até mesmo na mediação de conflito em ambiente escolar, pois nesse caso, nem sempre a instituição educacional possui ferramentas adequadas para o combate e prevenção à violência.
Ainda, as instituições de ensino nem sempre se atentam as noções basilares de direito humanos, tendo em vista que esse conceito abarca os direitos que todo indivíduo possui pelo fato de ser humano. No mesmo diapasão, são os direitos invioláveis, como o direito à vida, à educação de qualidade, às liberdades, ao meio ambiente sadio e sustentável, à orientação e liberdade sexual, entre outros.
Destarte, a segurança humana tem como objetivo trazer os indivíduos para o centro dos debates sobre segurança, principalmente no ambiente escolar. Assim, quando a educação é observada frente à segurança humana e com enfoque em direitos humanos, o resultado é justamente de um ambiente educacional responsável e que elege o protagonismo estudantil como um dos pilares principais.
A educação é um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade justa, equitativa e sustentável. No entanto, a forma como a educação é tradicionalmente estruturada, com disciplinas isoladas e compartimentos estanques, não está mais atendendo às necessidades complexas e interconectadas do mundo contemporâneo.
É nesse contexto que a educação interdisciplinar emerge como uma abordagem inovadora e necessária. Ao integrar conhecimentos e métodos de diferentes disciplinas, a educação interdisciplinar permite que os estudantes desenvolvam uma compreensão mais profunda e abrangente dos problemas complexos que enfrentamos.
Ao repensar o futuro, a educação interdisciplinar desempenha um papel fundamental em: (I) preparar os estudantes para enfrentar os desafios complexos e interconectados do século XXI; (II) fomentar a criatividade, a inovação e o pensamento crítico; – Desenvolver uma visão mais ampla e integrada do mundo, que considere as interconexões entre as disciplinas e os sistemas.
Ao longo desta reflexão, o presente dossiê percorre temas da educação interdisciplinar. Podendo assim, atuar como um catalisador para transformar a forma como pensamos sobre o futuro e como podemos trabalhar juntos para construir um mundo mais justo, equitativo e sustentável.
Publicado: 11-03-2025
Apresentação
Michel Canuto de Sena; Rachel Forattini Altino Machado
Acesse a Revista da Magis, clique aqui.