No último dia 04 de outubro, o ILAES participou do evento “II Diálogo Institucional sobre Segurança Humana” realizado o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 7ª Procuradoria de Justiça de Tutela Coletiva. O tema do II Diálogo foi “O Ministério Público nos 30 anos da Constituição Federal de 1988” e contou com a presença de diversos membros da instituição e representantes da sociedade civil.
A Diretora-presidente do ILAES ressaltou a importância e responsabilidade do Ministério Público com a Constituição de 1988 quando a finalidade de sua existência, conforme o texto constitucional, passou a ser a defesa da ordem jurídica, do regime democrático, dos interesses sociais e individuais indisponíveis e sua atuação comprometida com a defesa da cidadania e da dignidade da pessoa humana. Espera-se, portanto, que o MP atue de forma eficiente e efetiva, resguardando e preservando o espaço adquirido como uma das instituições mais importantes para a consolidação da democracia e segurança humana da sociedade brasileira.
A Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa do ILAES, Verônica dos Anjos, participou do diálogo enfatizando o importante papel dos policiais para o Estado e a sociedade brasileira defendendo o seu direito de inserção no contexto da segurança humana como indivíduos e cidadãos.